25 janeiro, 2014

Dura Praxis, Sed Praxis

Boa noite a todos, esta tem sido uma semana em que o tema PRAXES tem estado em todo o santo sítio, e não pude deixar escapá-lo aqui no meu blog...
Já fui praxada e se há coisa que nunca me aconteceu foi a HUMILHAÇÃO, na praxe nunca ninguém é obrigado a fazer nada, cada um é senhor de si para saber até onde vai, em termos de fazer "o que lhe mandam". Existe sempre uma palavra que nus é posta desde muito cedo, é a palavra NÃO, ou seja, se algum veterano/doutor mandar um caloiro fazer algo, e esse caloiro não quiser por qualquer que seja o motivo, pode sempre dizer "não faço". É simples!
A praxe é sinónimo de interacção dos novos estudantes no mundo da faculdade, é a interacção com outros cursos, se não existi-se a praxe seria muito mais difícil e menos divertido os ditos caloiros conhecerem tudo.
O que tem acontecido nestes dias é a comunicação social a fazer o seu trabalho, ora, o que vende é o falar mal, é o especular sobre as coisas...Nestes dias só se tem falado mal das praxes, mas pelo que parece por pessoas que nunca estiveram nelas, por pessoas que só vêm as partes más (que eu não conheço), sei de situações más que aconteceram nas praxes, não sou de outro mundo, mas também sei de coisas muito boas: as pessoas que conheci durante as mesmas, histórias de amigos meus...
Agora falarem de que os membros das diferentes comissões de praxe, se fecharem em "copas" e se protegerem uns aos outros e blá blá blá...bom, é normal que aconteça, é normal que as pessoas se protejam umas ás outras, mas não é para "matarem" ninguém, por amor de Deus, aqui ninguém é um assassino ou fica feliz por magoar alguém, é simplesmente algo que faz parte de cada faculdade que não deve sair fora desse grupo, nem que seja para prepararem jogos e coisas desse género para os caloiros!
Por isso, peço a cada um que ler este post que diga de sua justiça, se já foi praxado o que achou, se paraxou o que fez...enfim digam-me a vossa opinião, porque estas noticias todas só me deixam triste e por vezes muito chateada, e é mais pelo facto de serem pessoas a especular coisas pelas quais nunca passaram.







* E vocês, o que têm achado destas últimas noticias que têm surgido? *



9 comentários:

  1. Andam a falar muito do assunto, e pintam a cena muito mal, não sei o que acontece noutras faculdades, na minha as praxes são muito alegres e sem humilhações!

    santiroyalhome.blogspot.com
    Santi

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente como nas minhas...enfim
      Obrigada * beijinho

      Eliminar
  2. já não posso com isto! morreram 6 pessoas, e em vez de respeito, essas mortes só recebem é conversas atrás de conversas.. como sempre, alguém aproveita para vender o seu peixe e, uma vez mais, o 'peixe que se vende' é o argumento de que 'a praxe é má'.. oh meu deus. odeio o facto de se por tudo no mesmo saco, de se generalizar e de se falar do que não se sabe.. eu fui praxada e praxo e nunca vi humilhação nenhuma.. só alegria, cantorias, jogos e coisas assim.

    http://lajoiedevivrebyclaudia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o problema está mesmo aí, é tudo generalizado!
      e a população é moldada em função daquilo que a comunicação social quer..enfim!
      Como as minhas, humilhações só acontecem se as pessoas deixarem!
      Obrigada * beijinho

      Eliminar
  3. Ora então, fui praxada este ano e desta experiência posso retirar várias coisas. Criei um grupo de amigos que possivelmente não teria criado caso não estivesse na praxe, conheci pessoas excelentes, como a minha actual madrinha e padrinho, conheci doutores e veteranos excelentes que desde sempre se preocuparam connosco, se levei com ovos e iogurtes? sim, mas tudo dentro da validade, se fui pintada? claro, se ri? vezes sem conta, se chorei? no fim da praxe sim. As pessoas mostram sempre o lado mau de tudo o que represente ALUNOS universitários, como o facto de percebermos pouco de cultura geral (um vídeo que circulou) onde basicamente manipularam tudo e mostraram apenas o lado que queriam passar. O mesmo acontece com a praxe, porque é que só mostraram quem não sabe praxar? Deviam mostrar as praxes a sério, onde é incutido o espírito de companheirismo e camaradagem, mas mais uma vez a televisão transmite a imagem que quer transmitir, fazendo as pessoas terem uma má visão da coisa. Acredito que vou sentir todo o orgulho do mundo quando trajar, tenho pena é que as pessoas não consigam ver o lado bom da coisa e que generalizem, como fizeram com esta tragédia do Meco.

    leonor in wonderland ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia estar mais de acordo cntg! Passei pelo mesmo que tu e acredita que foi uma das melhores semanas que tive, em termos de brincadeira, de conhecer novas pessoas, criar um grupo de amigos, enfim...
      A comunicação social é que só mostra o que quer, e depois disso a sociedade baseia-se nisso, o que nunca esteve certo!
      Obrigada * beijinho

      Eliminar
    2. Eu concordo com a Leonor, e por uns pagam os outros e querem acabar com TODAS as praxes!

      Santi

      Eliminar
  4. Existem praxes e praxes. Posso dizer que no meu primeiro curso não gostei nada, não haviam praxes mas sim humilhação! Já na segunda praxe que tive do meu segundo curso foi completamente diferente... Haviam momentos de interação, jogos, enfim, actividades que permitiam conhecer novos colegas e não actividades que humilham/rebaixam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lá esta uma das coisas que também referi, eu sei que existem sitios em que as praxes são muito más, mas também existem praxes boas, e não podemos generalizar tudo e por tudo no mesmo saco, que é o que se está a passar infelizmente...
      Obrigada * beijinho

      Eliminar

Obrigada pela tua opinião, responderei no teu blog :)
Beijinhos *