26 junho, 2015

Isto de ter 20 anos...

Boa tarde meninas e boa sexta-feira, com muito sol, praia, e só coisinhas boas :)

Hoje vou-vos deixar aqui um post um bocadinho diferente do habitual, um desabafo...

Pinterest


Isto de ter 20 anos é muito bonito, e eu já tenho 22...Sempre me disseram que é a idade mais bonita onde se descobre quem somos e blá blá blá.
Até agora a minha experiência tem sido mais ou menos isso, descobrir, descobrir, descobrir.

Mas, e quem sou eu? 

Pois é, ainda não vos sei dizer. Estes últimos meses, têm sido para mim uma confusão das grandes. 
Mas para que percebam um pouco melhor, vamos recuar um pouquinho.

» Tinha eu 17 anos e acabei o meu 12º ano do curso de Ciências. Como não tinha uma média muito apelativa e também com 17 anos ainda era "muito nova" para entrar na faculdade, decidi tirar um ano para fazer melhorias a umas cadeiras e tirar a carta. Assim foi!

Aos 18 anos, toda feliz e contente ao sair dos exames nacionais, tinha que ir preencher a ficha de acesso ao ensino superior - na altura, era bem senhora do meu nariz e sabia o que queria (achava eu) - e entrei na faculdade como Técnica de Farmácia.
Entretanto arranjei trabalho em part-time numa loja, num centro comercial. Tinha o meu dinheirinho ao fim do mês, andava na faculdade. 
Resumindo, a vida corria-me bem.

Aos 19 anos, decidi que não era aquilo que queria fazer da minha vida - ficar atrás de um balcão numa loja onde se vendem medicamentos (era assim que via a coisa) -  e saí dessa faculdade.

Nos entretantos, tirei um curso de Técnica Auxiliar de Clínica Veterinária, arranjei outro trabalho e continuava a estudar para entrar novamente na universidade. Em quê? Já queria Medicina Veterinária.

Como as notas dos exames nacionais só contam durante 3 anos (se não me engano, penso que ainda seja assim), a minha última oportunidade era aos 21 anos.

Infelizmente não consegui entrar no curso que queria e voltei à estaca zero.

Voltando agora aos dias de hoje, tenho 22 anos, trabalho numa área completamente nova para mim, mas que não me vejo a fazer isto para o futuro. Este ano também não consigo entrar na faculdade pelos maiores de 23, pois só atinjo essa idade no fim do ano...
Ora, neste ano sei bem o que fazer: Estudar para entrar e trabalhar/poupar para o curso!

Quando andamos no mercado de trabalho, tão novos (como dizem nos centros de emprego), vemos e vivemos muita coisa...
E o que eu mais noto, é que não nos levam minimamente a serio. E é isso que me chateia mais.

Decidi muito nova que não ia tirar um curso só por tirar, ou só para ter uma licenciatura, ia sim trabalhar para ter curriculum e experiência profissional.
Mas o que noto sinceramente, é que não existe um equilibrio nisto tudo!

Noto que nós jovens, entramos no "mundo dos adultos" sem saber minimamente o que é a vida - e acreditem que sei o que é trabalhar, pois trabalho desde os 11 anos - mas no sentido de que ninguém nos consegue explicar nada.

Nas finanças o que mais oiço é: "A menina tem que saber essas coisas!!" ;
Na segurança social: " Então a menina não sabe?";
No banco: "Ah, o TAEG e o Spread" »  o.O Quem?! 

Enfim, felizmente entrei num trabalho em que me obrigou a saber demasiadas coisas - mundo dos adultos - , que não fazia sequer ideia que existissem, e dou graças a isso.

****


Quando me perguntavam: "O que queres ser quando fores grande?", eu tinha logo resposta na ponta da língua, hoje quando me perguntam: "O que queres ser quando fores grande?", eu fico a olhar para a pessoa e penso para mim, porra B, o que queres ser quando fores grande? 

Hoje tive que deitar cá para fora isto, sem ser em lágrimas nem gritos!
Temos que encarar a vida com positivismo, que vai tudo correr bem, mas todos os dias a ser positivo e nada de bom acontecer....enfim temos que nos ir auto-motivando e acima de tudo saber o que queremos ser quando formos grande e quais são os nossos sonhos. :)

E após pensar um bocadinho, não sei o que quero ser quando for grande mas sei o que quero: Fazer os meus pais orgulhosos da mulher que me tornei!


Pinterest

Beijinhos e bom fim de semana!


» Facebook «


«O visível abre nossos olhos ao invisível.»
 Anaxágoras de Clazómenas, 500 a.C.- 428 a.C.; filósofo grego





10 comentários:

  1. Olá, relativamente ao concurso para ganhar a capa de telemóvel, por favor envia uma mensagem para a página das meninas para que elas saibam qual o teu Facebook.

    https://www.facebook.com/casesforoccasions

    Só assim, poderão escolher o vencedor.

    Obrigada. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Não passei pela mesma situação que tu mas consigo identificar-me.
    Quando acabei o secundário decidi que o rumo teria mesmo de ser faculdade e como andei em ciências e queria-me livrar da matemática decidi ir para a faculdade de letras.
    Agora lá vou eu em Setembro para o 3º ano e só penso: quando acabar quero fazer o quê? Estou aqui e não me identifico com isto, mas se for para outro sitio também não é aquilo.
    Acho que é a vida aos poucos que vai criando o nosso destino, a nossa paixão e a vocação acaba por aparecer, mas consegui identificar-me muito com o teu texto :)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo teu comentário :)

      Beijinho *

      Eliminar
  3. Sei bem do que falas, e sinto que cada vez mais entramos no mundos dos adultos, que tanto ansiamos quando somos adolescentes, sem saber nada do mesmo.
    Na escola ninguém nos ensinou sequer a preencher uma folha de IRS, andamos a gastar dinheiro para ter um curso superior, mas no fim de contas, o que realmente conta para vencermos na vida, não temos, as competências sociais.
    Gostei muito do post.
    Beijinhos

    Ana Teresa Lontro
    umavidadelontra.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso, na minha opinião em vez de haver disciplinas como Área de Projecto no 12º ano, deveria de haver uma que ajudasse nesse aspecto, como preencher uma folha de IRS.

      Obrigada, beijinho *

      Eliminar
  4. Gostei muito do teu blog!
    Se puderes vista o meu e se gostares segue...se seguires deixa comentário :)
    Beijinhos

    http://beautifullsecrets.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, vou fazer uma visita ao teu :)

      Beijinho *

      Eliminar
  5. lindo texto! adorei o post, é bom saber um pouco mais sobre ti :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, hehe, aos poucos vou revelando :)

      Beijinhos *

      Eliminar

Obrigada pela tua opinião, responderei no teu blog :)
Beijinhos *